É POSSÍVEL IDENTIFICAR MENTIRAS? CONHEÇA ALGUMAS TÉCNICAS!
  • Lu

É POSSÍVEL IDENTIFICAR MENTIRAS? CONHEÇA ALGUMAS TÉCNICAS!

"Muitos negócios baseiam-se em segredos, mas a base do êxito está na confiança e na co-criação." - João Alberto Catalão

Clientes mentem? Sim. Pessoas mentem.


O cliente pode dizer que a proposta está boa, quando na verdade não está.


Ele pode dizer que vai pensar na sua proposta, quando na verdade já decidiu rejeitá-la.


Sabendo disso, podemos concluir que saber identificar quando um cliente está mentindo pode ser algo fundamental para que você consiga mudar o rumo da sua negociação e, consequentemente, consiga também aumentar as suas chances de conseguir um "sim" do seu cliente.


Nesse contexto, surge a pergunta: É possível identificar quando o cliente está mentindo?


E a resposta é: Sim, é possível.


O fato é que a pessoa quando mente emite muitos sinais involuntários que podem ser facilmente percebidos, tais como mão cobrindo a boca, mão na orelha, encolhimento do corpo, rosto corando, nervosismo, tremor, etc. 


Além disso, é muito comum que uma pessoa ao mentir conte os fatos com detalhes desnecessários e seguindo uma ordem cronológica perfeita


Também é comum que essa pessoa insista nos detalhes da mentira, até sentir que você acreditou e que relaxe quando você mudar de assunto. 


Ela também pode demorar para responder perguntas, pois precisa inventar a resposta e verificar se é coerente com o que já foi dito. Nesses casos, é muito comum a pessoa entender a pergunta, mas pedir para você repeti-la (“O quê?”, “Não entendi”, “Pode repetir por favor?”). 


Por fim, os olhos da pessoa que mente sempre irão entregá-la, como podemos ver abaixo:

No caso da pessoa olhar para cima e à esquerda ao responder uma pergunta: Se a pessoa é destra, esse olhar significa que ela está tentando resgatar lembranças visuais na memória. Esse é um olhar muito comum em pessoas que têm memória visual aguçada. Esse tipo de olhar é diretamente associado a quem está relatando um fato verídico. Se a pessoa for canhota, vale o oposto.

No caso da pessoa olhar para cima ao responder uma pergunta: Quando alguém olha para cima, pode estar tentando fugir de um conflito. O olhar também pode significar que a pessoa está fazendo pouco caso de quem está à sua frente. Verifique o movimento dos lábios nesse momento, pode aparecer um meio sorriso. Outra possibilidade é de que a pessoa esteja tentando se lembrar de algo com dificuldade.

No caso da pessoa olhar para cima e à direita ao responder uma pergunta: Se a pessoa é destra, esse olhar significa que ela está trabalhando com a imaginação, ou seja, é possível que esteja formulando uma mentira ou pensando em algo que exija criatividade. Ela pode estar imaginando uma cena que não presenciou realmente, mas dentro de um fato realmente presenciado, por exemplo. Se a pessoa for canhota, vale o oposto.

No caso da pessoa olhar para baixo e à esquerda ao responder uma pergunta: Esse movimento acontece quando a pessoa está em meio a um diálogo interior. Geralmente é um movimento associado a falar a verdade. Também pode estar relacionado a outros fatores como tristeza, vergonha ou até mesmo medo. Se a pessoa for canhota, vale o oposto.

No caso da pessoa olhar para baixo ao responder uma pergunta: É um olhar relacionado a tristeza, vergonha, medo, reflexão, submissão, modéstia ou aceitação (para pessoas destras e canhotas). Quando a pessoa olha para baixo, está falando consigo mesma. Se perceber isso, pare de falar e espere a pessoa voltar, porque ela pode não estar prestando atenção ao que você está dizendo. Pode ser que ela não concorde com o que você disse.

No caso da pessoa olhar para baixo e à direita ao responder uma pergunta: Esse movimento revela que a pessoa está tentando recordar sentimentos associados ao que ela está dizendo. Algumas pessoas têm uma relação muito forte com o corpo e relacionam, na memória, fatos com sensações obtidas na ocasião. O movimento também pode estar associado à tristeza ou vergonha. Se a pessoa for canhota, vale o oposto.

E aí, curtiu o texto? Já conhecia alguma forma de identificar mentiras? Tem alguma dúvida, crítica ou elogio a ser feito? Deixe suas impressões nos comentários! 


Escrito por Henri de Paiva. Sócio da Lumière.

#Mentiras #IdentificandoMentiras #LinguagemCorporal #Negociação



8 passos para aumentar suas vendas de forma agressiva

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© Lumière. Criado com carinho.