3 FORMAS DE AUMENTAR O FATURAMENTO DA SUA EMPRESA
  • Lu

3 FORMAS DE AUMENTAR O FATURAMENTO DA SUA EMPRESA

"É na soma das pequenas coisas que se multiplicam os resultados." - Selena Perola

Nesse artigo, eu vou falar com você sobre as 3 formas de aumentar o faturamento de uma empresa.


Basicamente, você consegue aumentar o seu faturamento quando você aumenta também um dos seguintes fatores na sua empresa: 1. o número de clientes 2. a frequência de compra desses clientes 3. o ticket médio dos seus produtos ou serviços


Explicando cada um desses pontos com maiores detalhes, vamos começar pelo número de clientes. Essa é a forma que parece mais óbvia para aumentar o faturamento, porém, dependendo do seu tipo de negócio, pode ser também a mais cara ou a mais trabalhosa


Aqui a ideia é simples: Se com 10 clientes você fatura X, com 20 clientes vai faturar 2X, ou seja, se você modificar apenas essa variável, o aumento do seu faturamento tende a ser proporcional ao aumento dos seus clientes. 


Agora falando sobre a segunda forma, que é o aumento da frequência de compra dos clientes, a lógica é tão simples quanto a primeira. Se você tem 10 clientes, cada um deles compra 10 produtos seus e você faz cada um deles começar a comprar o dobro de produtos, você também dobrará o faturamento, ou seja, se você modificar apenas essa variável, o aumento do seu faturamento tende a ser proporcional ao aumento de frequência de compra dos seus clientes.


Por fim, temos o terceiro ponto, que é o ticket médio, o mais complexo desses 3 itens. A ideia nesse caso é a seguinte: Se você aumentar o ticket médio sem modificar outras variáveis, a tendência é que seu número de clientes caia, e se você diminuir o ticket médio sem modificar outras variáveis, a tendência é que seu número de clientes aumente


Isso quer dizer que você deve diminuir seu ticket médio? Não necessariamente. Eu sempre digo, por exemplo, que o ticket médio de uma empresa de serviços tem que ser sempre atrelado a capacidade produtiva da empresa.


Explicando melhor, imagine a seguinte situação: Você é dono de uma empresa de consultoria e possui 20 consultores à sua disposição. Aí você decidiu analisar alguns números e percebeu que o seu ticket médio está em R$5.000 e que você tem apenas 12 consultores alocados em projetos, ou seja, 8 estão livres, o que quer dizer que você possui capacidade ociosa. Bom, se você tem capacidade ociosa, faz sentido você diminuir o ticket médio, não? Pois ao diminuí-lo você deve fechar mais negócios e, consequentemente, seus consultores estarão cada vez mais alocados.


Agora vamos supor que você diminuiu seu ticket médio para R$4.000 e, com isso, acabou fechando mais negócios e, consequentemente, praticamente todos os seus consultores estão alocados. Isso significa que você deve parar de tentar trazer mais clientes? Com certeza não! Só que agora, se eu fosse você eu cobraria muito mais por cada projeto, talvez até o dobro do valor. Certamente, o número de vendas cairá, mas cada projeto que você fechar valerá mais a pena para você, entende? Pois você estará ganhando muito mais.


Óbvio que essa lógica que eu estou te mostrando precisa considerar outros fatores, como uma porcentagem mínima ou máxima de lucro, mas, mesmo assim, eu te falei sobre ele para que você entenda 2 coisas importantes:  - Primeiro, você nunca deve parar de trazer novos clientes, mesmo que esteja praticamente sem capacidade ociosa.  - Segundo, vale muito a pena você linkar o seu ticket médio com a sua capacidade operacional.


Enfim, agora que te expliquei individualmente as 3 formas de aumentar o seu faturamento, vou te falar qual é o segredo para se trabalhar com elas: 

"Você deve sempre ter ações na sua empresa que tentem modificar essas 3 formas ao mesmo tempo!"

E por que isso? Pelo seguinte: Imagine que você é dono de uma empresa de doces e que você vende cada doce a 2 reais. Se você tem 10 clientes e cada um deles compra 1 doce por mês, você fatura 20 reais por mês (2x10x1=20) e tem um ticket médio de 2 reais. 


Porém, se você alterasse apenas o número de clientes, dobrando o número deles, você teria 20 clientes comprando 1 doce por mês pagando 2 reais e faturaria o dobro, ou seja, 40 reais (2x20x1=40). 


Da mesma forma, se você alterasse apenas a frequência de compra, dobrando o valor dela, você teria 10 clientes comprando 2 doces por mês e pagando 2 reais, o que também faria você faturar 40 reais por mês (2x10x2=40). 


Por fim, se você alterasse apenas o ticket médio, dobrando o valor dele, você teria 10 clientes comprando 1 doce por mês e pagando 4 reais, o que também faria você faturar 40 reais por mês (4x10x1=40).


Percebeu uma coisa? Toda vez que eu altero apenas uma variável, o valor final de faturamento aumenta na mesma proporção. Agora vamos imaginar que nós conseguimos dobrar tudo: Ao invés de 10 clientes, conseguimos 20. Ao invés de 1 compra, todos compram 2 vezes. E ao invés de pagarem 2 reais, todos pagam 4. Fazendo uma conta simples, teríamos 20 clientes x 2 compras x 4 reais, o que daria um faturamento mensal de 160 reais, que é um valor 8 vezes maior do que o valor inicial de 20 reais.


Sacou agora? Quando você consegue aumentar essas 3 variáveis ao mesmo tempo, você consegue aumentar o seu faturamento em até 8 vezes. E é isso que você deve buscar sempre.


Então, resumindo: Tenha sempre em mente ações  para aumentar o número de clientes, a frequência de compra e o ticket médio e, consequentemente, você verá o seu faturamento aumentar conforme você melhora esses indicadores.


E aí, curtiu o texto? Já conhecia essas 3 formas de aumentar o faturamento de uma empresa? Tem alguma dúvida, crítica ou elogio a ser feito? Deixe suas impressões nos comentários! 


Escrito por Henri de Paiva. Sócio da Lumière. 

#Faturamento #Vendas #Clientes #Compras #Ticket



8 passos para aumentar suas vendas de forma agressiva

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© Lumière. Criado com carinho.