7 Ações de Engajamento Que Você Deve Fazer em Suas Mídias
  • Lu

7 Ações de Engajamento Que Você Deve Fazer em Suas Mídias

“Comentários não são meramente barulho, eles se traduzem em intenções de compra. ” - Consumer Decision Journey da McKinsey

O número de empresas que negligenciam o poder das mídias sociais está cada vez menor.


E isso está acontecendo porque as pessoas já perceberam que o engajamento em suas mídias pode (e deve) ser convertido em compras.


Sabendo disso, podemos concluir que uma marca que deseja aumentar suas vendas deve se preocupar com o engajamento de suas mídias sociais. E até mais do que isso. Ela pode ser ATIVA nesse sentido ao realizar ações que visem o aumento desse engajamento em suas páginas.


Sabendo da importância desse tipo de ação, eu resolvi vir aqui te dar algumas dicas de ações que você pode fazer em suas mídias sociais para aumentar o engajamento das pessoas com a sua marca. A ideia é que eu te dê apenas alguns exemplos e que você analise quais são aqueles que fazem sentido você replicar na sua empresa, beleza? Vamos nessa, então?



Ação 1) Fazer Sorteios


Um tipo de ação que costuma trazer bons resultados é a realização de sorteios. Você pode, por exemplo, sortear o seu produto ou o seu serviço ou você pode sortear algum tipo de demonstração ou você pode sortear uma mentoria de 1 hora com você... Enfim, existem várias coisas que você pode sortear.


E você pode dizer que, para participar do sorteio, a pessoa precisa seguir sua página, curtir sua publicação, marcar 3 amigos na postagem, postar uma imagem no stories, etc. O importante é que o que você for exigir de ação da pessoa seja algo que ajude você a aumentar o alcance da sua página, beleza?


Ação 2) Fazer Lives


Mais uma ação interessante é você fazer lives com o objetivo de ensinar algo para as pessoas ou de responder suas principais dúvidas ou até apenas para abrir a câmera com alguém aleatório e interagir com essa pessoa.


Quando você faz lives, você consegue ter um bom nível de interação com as pessoas e tem muita gente que curte muito esse tipo de ação. Então, também pode ser uma boa para o seu negócio.



Ação 3) Postar Conteúdos Informativos


Ainda falando sobre essa questão de ensinar algo ou tirar dúvidas das pessoas, uma outra prática interessante é você postar várias dicas e conteúdos informativos em suas mídias sociais, seja em formato de texto, áudio, imagem ou vídeo. E sempre terminando com um pedido de feedback e opiniões sobre o conteúdo passado para que mais pessoas se engajem com ele.


Você pode pedir também para que a pessoa marque os amigos que ela sabe que curtiriam esse conteúdo. Quando você posta muito conteúdo informativo, você tem uma tendência a atrair um público grande e fiel que deseja aprender com você. Isso sem contar que, quando você faz isso, você acaba virando uma autoridade nessa área.



Ação 4) Marcar Clientes


Uma outra dica interessantíssima é você fazer um comentário em algumas determinadas postagens da sua página marcando aqueles clientes que você sabe que estão muito satisfeitos com você e pedindo para eles darem suas opiniões sinceras sobre o seu produto ou serviço.


Quando você faz esse tipo de pedido é praticamente certo que os clientes vão escrever algo e é muito provável que esse algo seja bem positivo. E quando as pessoas veem que existem depoimentos positivos, verdadeiros e confiáveis sobre a sua marca, elas tendem a se sentirem mais confortáveis para comprar algo com você. 



Ação 5) Postar Prints de Comentários de Clientes


Ainda falando sobre essa questão de interagir com clientes, você pode também printar comentários positivos que seus clientes te enviaram no Whastapp ou que colocaram em alguma avaliação de algum portal ou em qualquer lugar do tipo e postar esses prints em suas mídias sociais para mostrar para as pessoas como seus clientes estão felizes com seu produto ou serviço.


E se você for fazer isso, eu sugiro também que você marque o cliente na postagem para que as pessoas vejam que você não tem "nada a esconder" e que de fato o depoimento é real.



Ação 6) Postar Memes


Um outro tipo de ação que funciona bastante e que costuma aumentar muito o seu alcance é você postar memes, paródias e piadas engraçadas em suas mídias sociais.


Obviamente que não basta ser engraçado, tem que ter também relação com o que você vende e, obviamente, que você precisa ter uma série de cuidados para não ofender ninguém e ser respeitoso com as pessoas. E pode ser que nem faça sentido para sua marca fazer postagens desse tipo. Tudo depende do posicionamento que a sua marca tem, mas o fato é que os posts com coisas que o seu público considere como realmente engraçadas conseguem viralizar muito mais facilmente.



Ação 7) Perguntar o Que Fazer em Seguida


Por fim, um tipo de ação que também costuma ter bons resultados é você fazer posts recorrentes perguntando para os seus seguidores o que você deve fazer em seguida.


Então, você pode, por exemplo, fazer stories perguntando o que o seu seguidor quer saber, sendo que você pode fazer isso utilizando aquele box interativo de pergunta. Ou então você pode fazer um stories com uma questão do tipo "Você quer que meu próximo conteúdo seja sobre o assunto X ou sobre o assunto Y?" e então você coloca as opções para as pessoas escolherem. Enfim, quando você dá para o cliente o poder de decisão sobre o que você vai fazer, ele se sente escutado, ele se sente valorizado e sente que você está, de fato, preocupado em deixá-lo satisfeito com tudo que você faz.



Dica Bônus:


Para terminar, eu acho que tem uma dica que é importantíssima e que você deve utilizar em todas as suas ações, tanto nessas que eu dei como exemplo quanto em qualquer outra que você faça: Sempre termine as ações das suas mídias sociais solicitando que o cliente faça uma determinada ação.


Sempre termine as suas ações com um call to action (com um CTA)!


Quando você exige algum tipo de resposta do cliente sobre o que você está fazendo, você está direcionando ele para um determinado caminho que provavelmente é um caminho interessante para você. Então, terminar suas ações sempre com CTA`s pode realmente ser algo muito interessante.



Para finalizar, vamos relembrar as 7 ações de engajamento que você deve fazer em suas mídias:

Ação 1) Fazer Sorteios

Ação 2) Fazer Lives

Ação 3) Postar Conteúdos Informativos

Ação 4) Marcar Clientes

Ação 5) Postar Prints de Comentários de Clientes

Ação 6) Postar Memes

Ação 7) Perguntar o Que Fazer em Seguida



E aí, curtiu o texto? Você já conhecia todas essas ações? Pretende utilizá-las de alguma forma? Deixe suas impressões nos comentários! 


Escrito por Henri de Paiva. Sócio da Lumière. 

#MídiasSociais #Engajamento #Conteúdo #Marketing



8 passos para aumentar suas vendas de forma agressiva

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© Lumière. Criado com carinho.