7 SINAIS DE QUE JÁ ESTÁ NA HORA DE CRIAR UM NOVO SITE
  • Lu

7 SINAIS DE QUE JÁ ESTÁ NA HORA DE CRIAR UM NOVO SITE

Atualizado: 27 de Ago de 2018



“Será que vale mesmo a pena criar um novo site?”

A resposta para essa pergunta pode não só decidir o trabalho seu e da sua equipe pelos próximos meses, como também os resultados da sua empresa!


Considerando o impacto da resposta e a dificuldade para responder corretamente, convido você para uma breve reflexão sobre o uso da internet pelos brasileiros:


Existe um movimento gigante de pessoas vivendo conectadas. Acessam a internet várias vezes ao dia e, principalmente, pesquisam por soluções e produtos online. Só em 2016, por exemplo, ¼ da população brasileira comprou online pelo menos uma vez, segundo relatório Webshoppers do E-bit.


Apesar de grande parte das empresas entenderem a importância do online, muitas acabam investindo de forma errada desperdiçando tempo e dinheiro. Essa falta de planejamento faz com que, por exemplo, 70% dos e-commerces no Brasil não tenham nem 10 vendas ao mês, segundo a ABComm.

“Ok! Já vi a importância da internet no Brasil. O que isso tem a ver com criar um novo site?”

Vamos lá! Nesse cenário todo, o site tem um papel específico na jornada de compra do seu cliente. Isso tem que ser levado em consideração, pois vai garantir que você o veja como parte da estratégia e não como único responsável pelas vendas.


Um site é muito mais que um conjunto de páginas com imagens, cores e textos. Ele é, na realidade, a interface na qual o visitante vai experimentar, conhecer e se comunicar com o seu negócio. Ele tem o papel fundamental de convencer um visitante a confiar no seu serviço/produto e gerar uma venda.


Sendo assim, escrevi 7 dicas para te ajudar a decidir se já está na hora de partir para um novo site, ou se vale mais investir em outras etapas da jornada de seu cliente.

P.S.: As dicas 4 e 7, foram as que me motivaram a criar um novo site na primeira empresa que trabalhei.

Vamos lá?


1) Seu site é Responsivo? Você consegue acessar de forma fácil pelo seu celular?


Avalie seu site: Não. Não adianta você diminuir a aba do navegador para ver como fica seu site. Pegue seu celular. Acesse seu site. Navegue até a parte de serviços. Veja as opções. Depois vá para a página de contato. Preencha e envie o formulário de contato. Quanto tempo levou? Foi simples ou difícil?


Problema Comum: Hoje, mais de 50% da navegação dos brasileiros na internet é feita pelo celular, por isso é fundamental que seu site esteja preparado para receber esses usuários. Caso contrário, as chances de você perder cerca 50% dos seus clientes para seus concorrentes é muito grande.


Dica: Ah! Não adianta seu site abrir no celular. Ele deve ser responsivo! Nada de ficar dando zoom, ficar rolando para baixo infinitamente ou não conseguir clicar em botões pequenos. Ter um site responsivo significa que ele muda a aparência para facilitar a navegação no celular. Menu, páginas, conteúdos, botões, imagens e todos os outros elementos devem se adaptar para o celular.


2) Quantos segundos seu site demora para carregar?


Avalie seu site: teste a velocidade de carregamento do seu site nessas duas ferramentas: https://gtmetrix.com e https://testmysite.thinkwithgoogle.com/


Problema Comum: Sabe quando você desiste de acessar uma página que encontrou na busca porque ela demorou para carregar? Isso é comum tanto para quem navega no celular, quanto no computador! Segundo a Kissmetrics, 40% das pessoas abandonam um site quando este demora mais de 3 segundos para carregar.


Dica: Dessa forma, seria excelente que seu site carregasse em menos que 3 segundos, no entanto, se passar até uns 4 ou 5 segundos, ainda é aceitável. Agora, se ele leva algo em torno de 8 segundos, com certeza você está perdendo a maior parte dos seus clientes, ou seja, ele precisa ser otimizado ou abandonado urgentemente! Use os links no início para descobrir dicas sobre como aumentar a velocidade do seu site.


3) Você vive de olho nos sites de concorrentes?


Avalie seu site: Você ou seus colegas de trabalho costumam apontar o site de algum concorrente como sendo muito melhor do que o da sua empresa?


Problema comum: Minha recomendação aqui é ter muito cuidado. Muitas vezes um site bonito não significa que ele é melhor do que um não tão bonito. Já cansei de ver site cheios de animações ou imagens que tinham a taxa de conversão de visitantes para clientes baixíssima.


Dica: Se mesmo assim acreditar que o site do concorrente é melhor, então está claro que você precisa melhorar o seu. Ainda levando em consideração que seus potenciais podem estar, neste momento, comparando o site das duas empresas!


4) As informações do seu site estão atualizadas?


Avalie seu site: Entre no seu site e verifique se possui imagens antigas, telefones desatualizados, links quebrados ou qualquer conteúdo que já deveria ter sido modificado. Encontrou algo? Você conseguiria atualizar aquilo com facilidade?


Problema comum: Diversos sites hoje em dia ficam desatualizados, pois foram criados por agências sem suporte, freelancers ou direto em linhas de código, o que dificulta a manutenção e atualização. Um bom site deve lhe permitir atualizar qualquer detalhe com poucos cliques. Isso mesmo. Se seu chefe lhe pedir hoje para colocar um novo serviço no ar, ou mudar uma foto, o site deve lhe permitir fazer as alterações em menos de 15 minutos.


Dica: Nada de linhas e mais linhas de código ou ter que acessar o servidor para atualizar algo, isso não existe mais para empresas médias e pequenas. Por isso, plataformas abertas com interface amigável, como o Wordpress, são as queridinhas. Nesta, por exemplo, você acessa um painel interativo e consegue criar novas páginas e editar as existentes sem precisar saber programar. Se interessar, veja alguns designs de sites para comprar no Theme Forest. Ele faz parte do maior marketplace de webdesign do mundo, o Envato Market!


5) Seu site é otimizado para as ferramentas de buscas (SEO), como o Google?


Avalie seu Site: Busque o serviço que você presta no Google. Seu site aparece na primeira página? Se não, você pode estar perdendo um número muito grande de clientes.


Problema Comum: Em um site, uma das coisas mais importantes — e mais ignoradas — é ele estar otimizado para ser encontrado pelas pessoas no Google. Isso se chama SEO (Search Engine Optimization) e é uma das melhores fontes de potenciais clientes que você pode ter online.


Dica: Otimizar seu site não é nenhum bicho de sete cabeças, na realidade é até bem simples a parte básica de SEO, mas o ideal é que seu site seja criado já pensando nisso. Se estiver usando o Wordpress, experimente as sugestões de otimização do plugin Yoast.


6) Sua solução fica clara no site para qualquer visitante?


Avalie seu Site: Abra seu site e olhe o que aparece logo no início. Dá para entender a proposta e diferenciais da organização logo de cara? Role um pouco para baixo. As próximas informações geram autoridade ou esclarecem os serviços, ou apenas tiram o foco? Se essa comunicação toda não está clara para você, imagina para seus potenciais clientes?


Problema Comum: Um dos maiores erros dos sites atuais é a forma que eles apresentam as informações. Na maior parte das vezes, o objetivo de um site deveria ser gerar pedidos de orçamento a partir de visitantes. Mas, na prática, os sites acabam tendo a própria página inicial extremamente confusa. Cheia de elementos desnecessários e desinteressantes para o público alvo.


Dica: Entre em sites como da Pareto Group, Pipedrive, Salesforce e Mailchimp. Veja como eles trabalham elementos de conversão, autoridade e design limpo. Agora pense em como aplicar no seu site para facilitar a comunicação com seu cliente e a chegada até o formulário de contato.


7) Você está executando uma estratégia de marketing de conteúdo?


Avalie seu Site: Você tem equipe e dinheiro para um investimento de médio de longo prazo? Você quer tornar seu negócio uma autoridade no seu mercado? Seu site tem estrutura para criação e manutenção de um blog?


Problema Comum: Grande parte das pessoas não enxergam o marketing de conteúdo, mais especificamente o blog, como uma fonte de crescimento no meio digital. Acontece que, por ter resultados somente a médio e a longo prazo e depender de sites rápidos e responsivos, é muito comum gestores deixarem de investir.


Dica: Existem diversos artigos da Rock Content, Viver de Blog e Resultados Digitais que podem te ajudar a descobrir os resultados que pode obter com essa estratégia. Recomendo aplicar ela em conjunto com um site de qualidade.


Por fim, já decidiu se deve criar um novo site?


E aí, já conseguiu decidir? Tem muita coisa importante que temos que levar em consideração, não?


Vou aproveitar e lhe dar uma última dica muito valiosa: se for criar um site, o faça com uma empresa séria que demonstre que vá atender a maior parte dessas dicas acima. Por incrível que pareça, esses detalhes básicos são comumentes ausentes até em sites lindos que grandes agências entregam!


Resumindo os principais questionamentos:
  • 1) Seu site é Responsivo? Você consegue acessar de forma fácil pelo seu celular?

  • 2) Quantos segundos seu site demora para carregar?

  • 3) Você vive de olho nos sites de concorrentes?

  • 4) As informações do seu site estão atualizadas?

  • 5) Seu site é otimizado para as ferramentas de buscas (SEO), como o Google?

  • 6) Sua solução fica clara no site para qualquer visitante?

  • 7) Você está executando uma estratégia de marketing de conteúdo?


Recomendo olhar cada elemento com calma. Se o seu site não atender a 1 ou 2 elementos, talvez ainda não seja suficiente para mudar para um site novo, mas se não atende a 3 ou mais, já indica que você de um novo site urgente.


Como também demonstrei no início, uma estratégia completa de marketing digital, no geral, depende de um site. Portanto, avalie seus objetivos de marketing, seus resultados atuais e seus recursos. Tudo isso deve ser levado em consideração para você tomar sua decisão.


Tem algum outro ponto que não citei? Já passou por esse momento antes? Ficou com alguma dúvida, um elogio ou crítica guardados? Comenta aqui!

Escrito por Vinícius Chacon. Sócio da Lumière e Gerente de Contas na Pareto Group.

#Site #WebSite #FocoEmConversão #Responsivo #Mobile #TempoDeCarregamento #Concorrentes #MarketingDeConteúdo #AtualizaçãoConstante #SEO #Google


Dica Bônus!!!


Quer descobrir como aumentar suas vendas de forma agressiva?


Então baixe agora mesmo o ebook da Lu sobre os "8 Passos Para Aumentar Suas Vendas de Forma Agressiva"!


Ele é completo e gratuito!


Basta clicar aqui.

8 passos para aumentar suas vendas de forma agressiva

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© Lumière. Criado com carinho.