A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CORPORAL EM UMA NEGOCIAÇÃO
  • Lu

A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CORPORAL EM UMA NEGOCIAÇÃO

"Nossas ações são as melhores interpretações de nossos pensamentos." - John Locke

Em algum momento da sua vida, você já deve ter sentido que alguma pessoa que estava falando com você estava dizendo coisas que não necessariamente refletiam a opinião dela.


Talvez você também já tenha participado de alguma negociação, onde percebeu que teria dificuldades de convencer o cliente apenas ao olhar para ele e ver aquele semblante fechado e irritado.


O fato é o seguinte: É muito mais fácil controlar o que dizemos do que controlar as expressões que fazemos.


E mais do que isso: As nossas expressões impactam mais a nossa audiência do que as nossas palavras.


Sim, isso mesmo. 


E não é mentira... De acordo com Albert Mehrabian (da Universidade da Califórnia), em uma negociação ou em uma apresentação diante de um grupo de pessoas, 55% do impacto causado é determinado pela linguagem corporal (postura, gestos e contato visual), 38% pelo tom de voz e apenas 7% pelo conteúdo do que é dito.


Sim, você não entendeu errado: As suas expressões impactam mais do que as suas palavras.

Bizarro, não? É só você parar pra pensar um pouco... Sabe aquele trabalho da escola ou da faculdade que era em grupo? Lembra quando a maioria dos grupos ia lá na frente da turma e não queria apresentar o trabalho? Lembra que cada um deles ficava lendo sua parte, com uma voz constante e uma postura super encolhida?


Pois é... Ele poderia estar ali falando sobre a cura do câncer e mesmo assim muitas pessoas não prestariam atenção.


E não é a toa que existem muitos vendedores por aí sem muito conteúdo, mas com muita lábia. O que acontece nesses casos é que eles têm o principal fator de impacto de uma negociação sobre controle, conseguindo manter suas linguagens corporais positivas e enérgicas e ao mesmo tempo "ler" a linguagem corporal do cliente, se adaptando constantemente aos seus pensamentos. 


É preciso que você entenda o seguinte: Ler a linguagem corporal de outras pessoas é entender com o corpo o que o cliente não quer dizer com a boca.


Muitas vezes o cliente fica sem graça de dizer que não está gostando do que você está dizendo. Ou então, fica dizendo que está tudo conforme ele esperava, quando na verdade não está. Saber ler uma linguagem corporal ajuda a resolver esse tipo de problema.


Mas mais do que ler, é preciso saber controlar a própria linguagem corporal. É preciso mantê-la positiva e enérgica para que o cliente entenda que você quer, de fato, resolver o problema dele e que está cheio de energia para isso.


O cliente tem que sentir que você quer resolver o problema dele mais do que ele mesmo.

É por isso que o estudo da linguagem corporal é tão importante.


Podemos concluir então que entender e saber usar a linguagem corporal é saber trabalhar com aquilo que o ser humano não controla racionalmente. É saber mentir e identificar mentiras, é construir laços e conseguir o que quer.


Só é importante deixar claro que quando se analisa a linguagem corporal de alguém não deve-se basear apenas em um momento específico e sim no contexto como um todo, pois há uma margem de erro que pode gerar interpretações erradas por alguma parte envolvida, beleza?

Se você quiser saber mais sobre o assunto, fique de olho no nosso blog. Em breve, postarei algumas dicas interessantes sobre linguagem corporal.


E aí, curtiu o texto? Já sabia da importância da linguagem corporal? Animado para descobrir mais sobre o assunto? Tem alguma dúvida, crítica ou elogio a ser feito? Deixe suas impressões nos comentários!


Escrito por Henri de Paiva. Sócio da Lumière.

#LinguagemCorporal #Negociação #Apresentação #PNL



8 passos para aumentar suas vendas de forma agressiva

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© Lumière. Criado com carinho.