A Importância de Causar Uma Boa 1ª Impressão
  • Lu

A Importância de Causar Uma Boa 1ª Impressão

"A primeira impressão é a que fica. Se começar o jogo perdendo, nunca vai sair ganhando." - Harvey Specter

Sabe aquela sensação de não ir com a cara de uma pessoa que você acabou de conhecer?


Pois é... Isso acontece com muita gente.


Muitas vezes você vai precisar apenas de segundos para formar sua primeira impressão sobre alguém. E o mesmo acontece para as outras pessoas com relação à você.


Tentando ser um pouco mais preciso, existem estudos que dizem que formamos uma opinião a respeito de alguém em cerca de 15 segundos, porém podemos dizer que isso é um pouco incerto. Isso porque existem outros estudos que dizem que você demora cerca de 30 segundos para formar sua opinião sobre alguém e até outros que dizem que basta meio segundo para que isso aconteça!


O fato é que, independente do tempo exato, bastam poucos segundos para que uma pessoa forme uma opinião sobre outra. 


Para você ter uma noção, em um espaço de tempo mais curto do que uma piscadela, o cérebro humano consegue construir imagens que serão difíceis de serem desconstruídas posteriormente.

E mesmo que você seja adepto ao discurso de “não julgar um livro pela capa” muito provavelmente vai acabar julgando outras pessoas pelo que elas aparentam ser, antes de conhecer como elas realmente são.

Agora, entrando no contexto de negociações e nos baseando em tudo que foi dito até aqui, podemos afirmar que causar uma boa 1ª impressão na outra parte envolvida pode ser fundamental para o fechamento de um bom acordo.


Por esse motivo, eu reuni abaixo 4 excelentes dicas para que você consiga causar uma boa primeira impressão em todas as suas negociações.


Vamos nessa?!


Dica 1) Sorria e demonstre energia

Sorrir pode ser fundamental para que você cause uma boa impressão na outra parte envolvida. Um bom sorriso pode te deixar mais relaxado e tranquilo e ainda pode passar para o cliente a sensação de que você está feliz e cheio de energia para resolver o problema dele.


E essa questão da energia é particularmente importante. Ao longo de uma negociação é preciso manter uma postura positiva e enérgica para que o cliente entenda que você quer, de fato, resolver o problema dele e que está cheio de vontade de fazer isso.


O cliente tem que sentir que você quer resolver o problema dele mais do que ele mesmo. Se ele sentir isso dificilmente vai ter uma primeira impressão ruim de você, entende? E, com isso, as chances de você fechar um bom acordo certamente aumentarão.


Dica 2) Comece com um bom aperto de mão


Uma das primeiras coisas que você faz ao começar uma negociação é apertar a mão das outras pessoas envolvidas no negócio. Logo, podemos concluir que um bom aperto de mão pode ser muito importante para que você cause uma boa primeira impressão.


Nesse sentido, a principal lição é sobre a forma como você posiciona a sua mão na hora do aperto. Quem a coloca pelo lado superior, com a palma virada para baixo, geralmente passa a impressão de que quer ter o controle sobre o encontro. O mesmo ocorre de forma inversa. Ao posicionar a mão de forma inferior, você indica submissão, demonstrando que a outra pessoa pode ter controle naquele momento. Já o aperto feito com duas mãos demonstra excesso de intimidade, o que pode não ser muito positivo ao ser feito com alguém que você ainda não conhece bem.


De uma forma geral, um bom aperto de mão é aquele feito com a palma da mão de lado, para demonstrar igualdade, e com uma boa dose de energia, para demonstrar interesse. Tome cuidado apenas para não apertar forte demais (não é para quebrar a mão da outra pessoa) ou fraco demais (para não demonstrar falta de interesse).


Dica 3) Tenha cuidado com a sua linguagem corporal


De acordo com Albert Mehrabian (da Universidade da Califórnia), em uma negociação ou em uma apresentação diante de um grupo de pessoas, 55% do impacto causado é determinado pela linguagem corporal (postura, gestos e contato visual), 38% pelo tom de voz e apenas 7% pelo conteúdo do que é dito.

Sim, você não entendeu errado: As suas expressões impactam mais do que as suas palavras.

Logo, podemos concluir que apresentar uma boa expressão corporal pode ser muito importante na hora de causar uma boa primeira impressão para as outras partes envolvidas na negociação.


Procure ter uma boa postura, relaxe e seja positivo, tome cuidado para não balançar muito os braços e as pernas e evite mexer muito no cabelo, ficar se coçando ou ficar se ajeitando. De uma forma geral, mantenha uma postura positiva e evite gestos que demonstrem ansiedade ou nervosismo.


Dica 4) Saiba escutar a outra parte envolvida


As pessoas sempre têm uma tendência a querer falar mais e escutar menos. Isso é algo intrínseco ao ser humano. Estamos sempre querendo contar as nossas novidades e os nossos problemas para as outras pessoas.


Em uma negociação isso não é diferente. O seu cliente está cheio de coisas pra te contar e se você souber escutá-lo bem, provavelmente vai causar nele a impressão de que você está realmente preocupado em entendê-lo e ajudá-lo.


Logo, uma tática matadora em uma negociação é iniciar as conversas deixando a outra parte falar mais sobre seus problemas e desejos. Aproveite para fazer perguntas que instiguem a outra parte a revelar mais informações que também te ajudarão a apresentar uma melhor proposta.


Para terminar, vamos relembrar as 4 dicas para que você consiga causar uma boa primeira impressão em todas as suas negociações:

  • Dica 1) Sorria e demonstre energia

  • Dica 2) Comece com um bom aperto de mão

  • Dica 3) Tenha cuidado com a sua linguagem corporal

  • Dica 4) Saiba escutar a outra parte envolvida


E aí, curtiu o texto? Já sabia alguma coisa sobre o assunto? Tem alguma dúvida, crítica ou elogio a ser feito? Deixe suas impressões nos comentários!


Escrito por Henri de Paiva. Sócio da Lumière.

#PrimeiraImpressão #Negociação #ApertoDeMão #LinguagemCorporal #Diálogo



8 passos para aumentar suas vendas de forma agressiva

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© Lumière. Criado com carinho.