A IMPORTÂNCIA DO TOM DE VOZ EM UMA NEGOCIAÇÃO
  • Lu

A IMPORTÂNCIA DO TOM DE VOZ EM UMA NEGOCIAÇÃO

"O tom da sua voz diz muito mais do que as palavras que ela representa." - Paulo Cuba

Conforme dito em um artigo anterior (esse!), o tom de voz é um ponto de atenção importantíssimo em uma negociação.


Se você negocia sempre com a voz constante, sem variar os tons ou expressar emoções com as palavras utilizadas, as suas chances de chegar ao sim diminuem consideravelmente.


Essa quebra de uniformidade da negociação é muito importante e poderá sempre ser feita através de uma variação no tom de voz


Na verdade, a voz acaba sendo a principal ferramenta para criar certos aspectos emocionais na outra parte envolvida, como gerar suspense, dramatizar ou ainda enfatizar certas partes do seu discurso. Essa dinâmica com certeza vai absorver mais atenção da outra parte, produzindo inclusive certos movimentos implícitos de empatia.


De modo geral, a voz a ser empregada no discurso deve ser natural, bem preparada e empostada da maneira correta. O negociador pode ou não, dependendo do conteúdo que será transmitido, manter um leve sorriso e uma boa dose de humor, o que possivelmente pode auxiliá-lo na obtenção da atenção da outra parte envolvida. 


Além disso, a intensidade vocal deve ser modificada em certos momentos, depois de se verificar não só a quantidade de participantes no ambiente, mas também o sentido que se deseja empregar em determinada frase ou palavra. Assim, o volume utilizado poderá ter como resultado desde o sussurro até o brado. 


A mudança de velocidade na fala também poderá ser aproveitada, em alguns trechos, não apenas para avivar o discurso, mas também como forma de dar ênfase ou abreviar certos pormenores. 


A ressonância e a qualidade da voz do orador, cujas características poderão ser de rouquidão, aspereza, suavidade, agudeza, entre outras, poderão atuar decisivamente no resultado da apresentação. 


Em suma, na maioria dos casos, o volume da voz não deve ser alto demais, nem baixo demais. Não se deve falar nem muito rápido, nem muito devagar. É importante falar naturalmente, em um tom firme, transmitindo confiança e energia. 


E a questão da confiança é particularmente importante. Se você tiver dúvida de algo que pretende falar, você tem duas opções: Não falar ou falar com 100% de confiança. Se em algum momento você demonstrar insegurança na sua fala, certamente sua afirmação ficará comprometida. Logo, se você decidir falar algo, fale com uma certeza absoluta (mesmo que você não esteja tão certo disso). 


Além disso, é muito importante demonstrar energia na voz, para que a outra parte perceba seu interesse na conversa.

E aí, curtiu o texto? Sabia da importância do tom de voz em uma negociação? Tem alguma dúvida, crítica ou elogio a ser feito? Deixe suas impressões nos comentários! 


Escrito por Henri de Paiva. Sócio da Lumière. 

#TomDeVoz #Comunicação #Diálogo #Argumentação #Negociação



8 passos para aumentar suas vendas de forma agressiva

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© Lumière. Criado com carinho.