AS 6 LEIS QUE TE AJUDARÃO A CHEGAR AO SIM EM UMA NEGOCIAÇÃO
  • Lu

AS 6 LEIS QUE TE AJUDARÃO A CHEGAR AO SIM EM UMA NEGOCIAÇÃO

"Vender é uma arte e negociar é tornar esta arte rentável, tanto para o cliente quanto para a empresa." - Fábio Centeno

Nós estamos sempre falando aqui sobre formas de aumentar sua conversão em vendas, ou seja, formas de aumentar as chances de você receber um SIM do seu cliente.

E quando falamos em receber um sim do cliente, sabemos que na maioria das vezes nós recebemos esse sim em um processo de negociação.

Logo, sabendo da importância dessa etapa no processo de venda, eu quero trazer aqui um conteúdo muito importante: As 6 leis que te ajudarão a chegar ao sim em uma negociação.

Você sabe quais são elas? Não? Então, vamos lá!

1) A lei da consistência:

Você já deve ter reparado como existem pessoas inflexíveis...

O fato é que as pessoas gostam de se mostrar consistentes em seus pensamentos, sentimentos e ações

Tomada uma decisão, elas se comprometem e ficam inclinadas a mantê-la ou, mesmo, dar um passo maior.

Logo, é muito interessante que você utilize isso com seu cliente. Fique atento ao que ele diz e tente fazer com que ele tome uma posição favorável ao seu produto ou a alguma ideia que ajude sua venda (ex. Se você fizer ele perceber que ele precisa de um produto novo, ele pode até não comprar de você depois, mas fatalmente vai acabar comprando rapidamente de alguém, pois dificilmente mudará de ideia após ter firmado essa posição).

2) A lei da prova social:

Existem pessoas que são muito indecisas... 

Se o seu prospect está indeciso, ele tende a seguir o comportamento das pessoas ao redor dele e tende a fazer o que é considerado socialmente correto e seguro.

Logo, pode ser muito interessante abordar pessoas por indicação de clientes, uma vez que você pode argumentar dizendo que já realizou vendas para a pessoa X que é uma conhecida dela.

3) A lei da escassez:

Ninguém suporta perder uma oportunidade...

Se um prospect não está seguro sobre comprar alguma coisa, no momento em que ela é anunciada como a "última oferta", ele se dispõe a reexaminar sua posição.

Da mesma forma, se você disponibilizar algum produto por um período de tempo super limitado, você tende a ter mais vendas nesse período do que teria se não houvesse prazo para a compra.

Quanto mais escasso é o seu produto, mais as pessoas irão querê-lo.  

4) A lei da autoridade:

As pessoas respeitam autoridades...

Quando uma pessoa que você admira ou respeita aprova uma ideia, você tende a pensar que ela é boa para você também, certo?

O mesmo vale para os seus clientes.

Você e sua marca têm que ser vistos como autoridades pelos seus clientes. Isso trará credibilidade e confiança na hora de realizar negociações.

Fazer isso não é fácil, mas existe um caminho. Compartilhar conteúdo autoral e de alto valor, ter grandes casos de sucesso e participar de premiações são alguns exemplos de ações que você pode fazer.

5) A lei da reciprocidade:

As pessoas se sentem obrigadas a retribuir algo que lhes foi dado.

Se você consegue gerar um alto valor para o seu cliente antes de cobrar algo dele, ele tende a ter mais chances de dizer um "sim" posteriormente.

Isso acontece por causa da sensação de dívida que ele terá com você. Essa é uma das sensações que o ser humano menos gosta de sentir...


Então é válido ficar atento à ela.

6) A lei do apreço:

Se uma pessoa simpatiza com alguém, está mais inclinado a agradar e a concordar com essa pessoa.

Logo, ser simpático e enérgico em uma negociação é fundamental.

O seu cliente tem que sentir que você QUER resolver o problema dele. Se ele não sentir isso, buscará outra pessoa.

Não tenha aquele discurso chato de vendedor. Seja simpático e conquiste seu cliente. Seja positivo e sorria bastante. Só tome cuidado para não parecer algo forçado, OK?


E aí, curtiu o texto? Já conhecia essas 6 leis? Preparado para colocá-las em prática? Tem alguma dúvida, crítica ou elogio a ser feito? Deixe suas impressões nos comentários! 

Escrito por Henri de Paiva. Sócio da Lumière.

#Negociação #Vendas #Clientes



8 passos para aumentar suas vendas de forma agressiva

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© Lumière. Criado com carinho.