COLD MAILING?: O QUE É? COMO FAZER?
  • Lu

COLD MAILING?: O QUE É? COMO FAZER?

"Anunciar é fundamentalmente persuasão, e persuasão não é uma ciência, mas uma arte." - William Bernbach

Pela internet é muito comum fazermos prospecção por emails.


A vantagem é simples: Podemos mandar uma quantidade grande de mensagens em pouquíssimo tempo.


E a desvantagem é mais simples ainda: Emails com propósito de venda costumam ter uma taxa de abertura pequena.


Em todo caso, existem técnicas para conseguirmos bons resultados nesse aspecto. E uma delas é conhecida como Cold Mailing.


O Cold Mailing consiste na tentativa de iniciar uma conversa com alguém via email sem anteriormente ter tido algum tipo de contato com essa pessoa.


E tome cuidado para não confundir isso com spam.


Estes são emails enviados em massa, de forma genérica, com abordagens ambíguas e promessas vazias. Já os cold mails são os emails enviados para uma lista de leads que você deseja se conectar com uma abordagem personalizada, buscando entender e resolver os problemas deles com a sua solução, se for o caso.


Também não confunda Cold Mailing com Email Marketing.


No email marketing você quer alimentar, por meio de automações, os leads que já tiveram acesso à informações sobre sua empresa e optaram por ouvir mais sobre ela. Já no cold mailing você quer iniciar uma conversa com eles. Esse é o foco dessa técnica.


E entenda que uma vez que todas as nossas decisões são tomadas inicialmente de maneira inconsciente, e só depois vêm a consciência (normalmente acompanhada de uma justificativa racional), essa técnica explora esse ponto com a utilização de gatilhos mentais para influenciar tomadas de decisão.


Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos.


Relacionando essa técnica com os emails, podemos dizer que deve-se escrever textos de uma maneira inteligente, reforçando alguns pontos que irão mexer com a cabeça do seu cliente.


Nós falaremos mais sobre gatilhos mentais em uma outra postagem no futuro...


Por hora, o importante é que você entenda que é possível trabalhar a parte psicológica e comportamental dos prospects para influenciá-los a comprar seu produto ou serviço.


Um ponto importante é a necessidade de se fazer muitos testes para que a técnica funcione de forma eficiente, beleza?


Escreva emails, mensure os resultados e, se não estiverem bons, mude sua escrita. Se estiverem bons, apenas aprimore-os.


Lembre-se de olhar indicadores como a taxa de abertura dos emails, número de cliques em links do email, número de negociações geradas a partir deles e o número de vendas realizadas para clientes que vieram de lá.


O importante é você sempre se lembrar do seguinte: Mensurar os resultados dos seus emails é fundamental para saber se a técnica está sendo bem aplicada.


Então, mensure-os SEMPRE, beleza?


E aí, curtiu o texto? Já sabia o que era Cold Mailing? Preparado para aplicar esse conhecimento? Tem alguma dúvida, crítica ou elogio a ser feito? Deixe suas impressões nos comentários!


Escrito por Henri de Paiva. Sócio da Lumière.

#ColdMailing #Email #Prospecção



8 passos para aumentar suas vendas de forma agressiva

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© Lumière. Criado com carinho.