Como Educar Seu Cliente
  • Lu

Como Educar Seu Cliente

"O novo marketing é educar, interagir e conversar para entender o cliente." - Rafael Oliveira

Antes de falar sobre como educar o seu cliente, vamos responder uma pergunta bem difícil....

"Por que você deve educá-lo?"

Para responder essa pergunta, eu preciso que você entenda quais são os 3 tipos de pessoas que existem dentro do potencial mercado de uma empresa:

Tipo 1) Existem as que têm um problema que pode ser resolvido pela solução da empresa e conhecem/querem essa solução Tipo 2) Existem as que têm um problema que pode ser resolvido pela solução da empresa, mas não conhecem essa solução Tipo 3) Existem as que têm um problema que pode ser resolvido pela solução da empresa, mas nem sabem que têm esse problema


Sabendo que existem esses 3 tipos de pessoas, é meio óbvio dizer que é muito mais fácil vender para aquelas do tipo 1 do que para as que fazem parte do tipo 2 ou 3 (afinal, se a pessoa já conhece ou quer a solução da empresa, tudo fica muito mais fácil, certo?).


Também é bastante óbvio que o número de pessoas com o perfil do tipo 1 é muito menor do que o número de pessoas com o perfil do tipo 2, que por sua vez é muito menor do que o número de pessoas com o perfil do tipo 3.


Se você analisar como o mercado funciona com essas informações em mente, vai perceber que a maioria esmagadora das empresas não é direcionada para os clientes dos tipos 2 e 3.


E elas não se direcionam para eles por um motivo muito simples: É muito mais difícil, custoso e trabalhoso vender para essa grande parcela do público que sequer conhece a solução existente ou o problema que possui.


A questão é que não se direcionar para essas pessoas pode ser um grande erro.


Quando você não está trabalhando com essa parte do público, você está jogando fora uma grande oportunidade. Afinal, além do número de pessoas nessa parte ser muito maior, o simples fato de que a maioria das empresas não trabalha com ela, ainda faz com que a concorrência nela seja muitíssimo menor.


Por esse motivo, podemos afirmar que vale MUITO a pena trabalhar com esses 2 tipos de pessoa.


Mas a pergunta que fica é:

"Como fazer isso?"

E a resposta é: Para fazer isso, você precisa EDUCAR os seus clientes!

"Mas o que é educar os seus clientes?"

Educar os seus clientes significa prepará-los para que eles possam adquirir o seu produto ou o seu serviço em um momento posterior.


Podemos dizer inclusive que educar os seus clientes é oferecer para eles informações e habilidades que os transformem em consumidores mais instruídos sobre o mercado e o produto ou serviço que a sua empresa vende.


É preciso que você entenda que se uma pessoa tem um problema, mas não conhece a sua solução, você precisa educá-lo para que ele conheça essa sua solução.


Da mesma forma, se uma pessoa tem um problema, mas nem sabe que ele existe, você precisa educá-lo para que ele tenha consciência da existência desse problema.


E é nesse ponto que surge a seguinte pergunta:

"Como educar os clientes?"

Existem várias formas de se fazer isso, mas, na minha opinião, a melhor forma de educar os seus clientes é trabalhando com Marketing de Conteúdo.


Na prática, isso significa que você vai gerar vários tipos de conteúdos em suas redes com o objetivo de ensinar/explicar/educar o cliente com relação a: - Existência do problema - Urgência em resolvê-lo - Existência da solução para esse problema - Urgência em adquiri-la - Características e benefícios dessa solução


E você pode trabalhar com marketing de conteúdo de várias maneiras. Você pode, por exemplo: - Gravar vídeos para o Youtube - Fazer Stories para o Instagram - Postar imagens educativas para o Facebook - Publicar textos no blog do seu site - Entre outros


Eu recomendo muito que você trabalhe dessa forma. Existem muitas pesquisas que comprovam que as empresas que atuam no sentido de educar os seus clientes aumentam a confiança deles com as suas marcas e, consequentemente, acabam aumentando também as suas vendas.


Isso sem contar com o fato de que ao postar muito conteúdo sobre um determinado assunto, você acaba virando uma autoridade nele. Você acaba virando uma referência na área!


E o mais legal e mais importante de tudo é que quando o cliente é "educado" por você antes de pedir a sua solução, ele chega até você muito mais "qualificado", ou seja, muito mais inclinado para a compra (algo que vai facilitar, e muito, o seu trabalho).

Bom, agora que você já conhece todos esses benefícios, partiu educar os seus clientes?


E aí, curtiu o texto? Você já educa os seus clientes de alguma forma? Deixe suas impressões nos comentários!

Escrito por Henri de Paiva. Sócio da Lumière.

#Educar #Clientes #Autoridade #Problema #Solução #Lead #Qualificar



8 passos para aumentar suas vendas de forma agressiva

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© Lumière. Criado com carinho.