GOLDEN CIRCLE: O QUE É? COMO UTILIZAR NO SEU DISCURSO?
  • Lu

GOLDEN CIRCLE: O QUE É? COMO UTILIZAR NO SEU DISCURSO?

"100% dos clientes são pessoas. 100% dos empregados são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios." - Simon Sinek

A capacidade de negociar está diretamente relacionada à competência comunicativa

Para Simon Sinek, empresas e pessoas que se destacam seguem especificamente um padrão de ação e comunicação denominado Golden Circle

Esse padrão pode (e deve) ser utilizados por vendedores na hora de negociar.

Para quem ainda não conhece, o Golden Circle consiste em três círculos, com três critérios essenciais:  - Por que? - Como? - O quê?

Ao utilizar a técnica, você deve argumentar seguindo a resposta para cada uma dessas 3 perguntas.

Abaixo temos uma explicação melhor de cada um dos pontos:

1) Por quê: refere-se ao propósito, à causa ou à crença. Com o “por que”, pretende-se responder por que a sua empresa existe e por que alguém deveria se interessar pelo que você comunica. 2) Como: consiste em formas de agir para atingir um propósito. Pode-se incluir nesse item desde a linguagem verbal (escolha de palavras, graus de formalidade) e não verbal (olhares, entonação vocal, postura), até mesmo os atributos que diferenciam a empresa ou produto e que merecem ser ressaltados para cativar os clientes. 3) O quê: são as descrições do que faz uma empresa. Muitas vezes também contém os temas que serão tratados em uma comunicação.

Para utilizar o Golden Circle de forma realmente eficaz, deve-se considerar a ordem do 'por que' para o 'o quê' e não o contrário, como a maior parte das empresas e pessoas fazem. Para Simon Sinek, essa ordem causa maior impacto.

Quem começa pelo porquê jamais manipula, pelo contrário: INSPIRA. E as pessoas os seguem não porque precisam, mas porque querem. Eis a principal diferença!

A Apple, por exemplo, se comunica com seus consumidores da seguinte forma: “Tudo o que fazemos busca desafiar o status quo (por que). Para isso, fazemos produtos com design atrativo, fáceis de usar e com interface amigável (como). Com isso, fazemos ótimos computadores (o quê)! Quer comprar um?”

E aí, curtiu o texto? Está preparado para aplicar o Golden Circle em suas negociações? Tem alguma dúvida, crítica ou elogio a ser feito? Deixe suas impressões nos comentários! 

Escrito por Henri de Paiva. Sócio da Lumière.
#GoldenCircle #Negociação #Argumentação

8 passos para aumentar suas vendas de forma agressiva

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© Lumière. Criado com carinho.