O QUE É CALL TO ACTION? VEJA EXEMPLOS DE APLICAÇÃO!
  • Lu

O QUE É CALL TO ACTION? VEJA EXEMPLOS DE APLICAÇÃO!

"Toda ação gera uma reação." - Isaac Newton

Tenho certeza que, em algum momento na sua vida, você estava entrando em um banco (ou em algum estabelecimento do tipo) e se deparou com uma mensagem do tipo "Entre", "Puxe", "Empurre" ou até o famoso "Sorria, você está sendo filmado".


Esse tipo de mensagem costuma ter um objetivo muito simples: Fazer com que você aja de uma determinada forma.


E acontece que no meio online não é diferente.


As empresas que possuem presença nesse meio também querem direcionar seus potenciais clientes para algumas determinadas ações. E é nesse contexto que surge o call to action.


Em termos de marketing, Call To Action (também chamado de CTA) significa “chamada para ação”. Sua ideia básica é indicar ao usuário o que deve ser feito. É direcionar as suas ações, fazendo com que ele tome uma decisão que seja interessante para ele e para a empresa. 


O call to action é comumente utilizado em sites, landing pages, emails, anúncios, etc.


Geralmente um CTA é composto por uma palavra ou uma frase acompanhada por um link ou por um botão, sendo que este costuma possuir uma cor de destaque e busca explorar termos no imperativo (tais como “Compre”, "Acesse", "Experimente", etc).

Se uma empresa quer que você compre um determinado produto, ela pode colocar um botão em seu site com os dizeres "Compre Agora!". 


Se ela quer que você baixe um ebook, ela pode criar um anúncio com uma mensagem de destaque do tipo "Baixe o Ebook Grátis!".


Se ela quer que você solicite um orçamento para um serviço, ela pode te enviar um email e no final deixar uma chamada com os dizeres "Solicite Seu Orçamento".


Entendeu como funciona? A ideia é direcionar o cliente para uma ação. E toda ação gera uma reação, certo?


Logo, quando você não tem um CTA, você corre o risco do cliente não reagir à sua oferta. Com isso, é bem provável que ele entre no seu site e não compre nada, que ele veja o seu anúncio e não baixe o seu ebook, que ele leia o seu email e não solicite um orçamento...


Então, podemos concluir que quando você direciona o cliente para uma ação, você aumenta as suas chances de conversão.


E é importante deixar claro que para trabalhar com CTA's é necessário ter atenção em alguns pontos bem específicos. São eles: - O tamanho do CTA - A posição do CTA na página - A cor do CTA - A fonte do CTA - O contraste do CTA com a página - Outros elementos da página direcionando o usuário para o CTA


Para que você perceba a importância desses elementos, abaixo temos 2 exemplos de aplicação do call to action. Repare nos botões (texto, cor e contraste). Eles representam excelentes chamadas para que o cliente execute uma ação.


Exemplo 1

Exemplo 2

E aí, curtiu o texto? Já sabia o que era um call to action? Tem alguma dúvida, crítica ou elogio a ser feito? Deixe suas impressões nos comentários!

Escrito por Henri de Paiva. Sócio da Lumière.

#CallToAction #CTA #Ação #LandingPage #Botão



8 passos para aumentar suas vendas de forma agressiva

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© Lumière. Criado com carinho.