O Que é Email-Marketing?
  • Lu

O Que é Email-Marketing?

"Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são construídos em cima da confiança. Confiança gera renda." - Andrew Davis

Atualmente, muitas empresas investem pesado na etapa de criação de relacionamento com seus potenciais clientes, pois acreditam que esse é um dos pontos mais importantes para conseguir conquistar a confiança deles e, posteriormente, concretizar suas vendas.


E uma das melhores formas de criar e gerir um bom relacionamento com os seus potenciais clientes é através do trabalho com email-marketing.


Só que para conseguir desenvolver um trabalho nessa vertente, é preciso primeiro conseguir os emails dos potenciais clientes. Nesse sentido, muitas empresas trabalham com newsletter para conseguir esses emails ou então oferecendo recompensas para as pessoas (tais como ebooks, ferramentas, mini-cursos, etc) em troca de seus contatos.


E uma vez que os seus potenciais clientes te fornecem os emails deles, você precisa cadastrá-los em alguma plataforma de email-marketing para que você possa iniciar esse relacionamento com todos eles.


Mas o que é uma plataforma de email-marketing? Vamos por partes.


Primeiramente, vamos começar com a definição de email-marketing. Basicamente, o email marketing é a comunicação feita entre uma empresa e seus clientes ou potenciais clientes através de emails.


Já a plataforma de email-marketing é a ferramenta que você vai utilizar para gerir toda essa comunicação.

Você precisa entender que quando nós falamos em criar uma lista de emails, nós estamos falando de criar uma lista com um número realmente grande de emails. Não estamos falando de 30, 40 ou 50 emails. Estamos falando de 1.000, 10.000, 100.000 emails.


E obviamente que você não pode enviar centenas de milhares de emails através do seu email normal, pois, além do trabalho que seria enviar manualmente milhões de emails, os provedores de email vão entender que você está enviando apenas spam para as pessoas.


Então, para fazer isso, você vai precisar de alguma ferramenta profissional do mercado que te permita enviar um grande número de emails para um número igualmente grande de pessoas.


E o mais legal é que essas plataformas ainda permitem que você crie vários tipos diferentes de lista. Você pode, por exemplo, criar uma lista de pessoas que são seus clientes atuais ou uma lista de pessoas que são seus ex-clientes ou uma lista de pessoas que baixaram o seu ebook e por aí vai. E você pode escolher enviar emails para apenas uma dessas listas ou para apenas duas dessas listas ou para todas essas listas, etc.


Além disso, essas plataformas permitirão que o lead saia da sua lista, caso ele queira, ou seja, elas disponibilizam o famoso "unsubscribe", algo que você obrigatoriamente precisa disponibilizar para os seus leads. Afinal, ninguém é obrigado a receber emails de empresa se não quer recebê-los.


Só que, além de permitir que você envie emails para um grande número de pessoas, crie listas diferentes e além de permitir que essas pessoas saiam da sua lista, caso queiram, esse tipo de plataforma também te permite fazer excelentes análises dos seus emails. Isso porque elas te mostram qual é a taxa de abertura de cada um dos seus emails, quantas pessoas abriram os seus emails mais de uma vez, quantas pessoas clicaram em algum link dos seus emails, quantas pessoas saíram da sua lista após o email ser enviado, etc.


E com todos esses indicadores em mãos, você consegue analisar quais tipos de emails funcionam com seu público, quais não funcionam, quais títulos possuem boas conversões, quais conteúdos o seu público se interessa mais, e por aí vai.


Com isso, você consegue aprimorar os seus emails de forma constante, sempre com o objetivo de melhorar o conteúdo deles para que você possa se relacionar melhor com os seus leads.


Por fim, essas plataformas ainda te possibilitam criar o que chamamos de régua de emails, onde basicamente você consegue automatizar todos os emails que serão enviados para o cliente após ele se cadastrar na sua lista.


Então, por exemplo, você pode dizer para a plataforma que quando o cliente se cadastra, ele recebe o email A. E que depois de 24h, ele recebe o email B. E que depois de uma semana ele recebe o email C. E que depois de 4 dias, ele recebe o email D.


Você pode deixar programada toda a sua régua de comunicação e, com isso, ter muito menos trabalho porque você não vai precisar ficar montando sempre os mesmos tipos de email.


Portanto, concluindo o assunto, a ideia é que você construa grandes listas de emails, que serão gerenciadas em alguma plataforma de email-marketing, onde você vai programar todos os seus emails e vai mensurar os resultados de todos eles de forma constante, com o objetivo de aperfeiçoá-los e de melhorar os seus resultados.


E aí, curtiu o texto? Já sabia o que era email-marketing? Já trabalha com alguma plataforma desse tipo? Tem alguma dúvida, crítica ou elogio a ser feito? Deixe suas impressões nos comentários!


Escrito por Henri de Paiva. Sócio da Lumière.

#Email #EmailMarketing #EmailMKT #Plataforma



8 passos para aumentar suas vendas de forma agressiva

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© Lumière. Criado com carinho.