O QUE É NEGOCIAÇÃO? POR QUE É IMPORTANTE SABER NEGOCIAR?
  • Lu

O QUE É NEGOCIAÇÃO? POR QUE É IMPORTANTE SABER NEGOCIAR?

"Nos negócios você não obtém o que merece, você obtém o que negocia.” - Chester Karrass

O que pessoas, empresas ou nações são hoje é fruto das decisões e ações que foram realizadas no seu passado. E o que serão amanhã é fruto das decisões e ações que estão realizando no seu presente


O fato é que, queiramos ou não, estamos sempre decidindo, pois não decidir já é uma decisão. 

Com isso, podemos concluir que saber negociar é essencial para qualquer pessoa, pois é através desse processo que muitas decisões são tomadas e é negociando que você tem o poder de influenciar a(s) outra(s) parte(s) e conseguir mudar ou melhorar acordos e futuras ações.


Nesse sentido, é importante que paremos de acreditar que o ato de negociar é um ato exclusivo do ambiente profissional


Negociar faz parte da nossa vida. 


Mesmo sem se dar conta, as pessoas negociam o tempo todo

1) Ao expor uma ideia ou projeto para seu chefe.

2) Ao pedir aquele décimo para o professor que fará com que você consiga passar em uma matéria.

3) Ao pedir para o seu pai um aumento na sua mesada.

4) Ao explicar para o seu companheiro o motivo de você ter chegado em casa mais tarde... 


Tudo envolve negociação.


Mas afinal, o que é negociação?


Se você procurar no Google vai descobrir que existem várias definições. Particularmente, a que eu mais gosto é a seguinte:

“Negociação é uma situação na qual cada ponto que requer acordo seja tratado de forma a buscar satisfazer as necessidades de ambas as partes, que esperam melhorar a situação em que se encontravam anteriormente"

Gosto dessa definição porque ela parte de uma premissa muito importante: Uma negociação só é boa quando é boa para todos os lados.


Muitas pessoas na hora de negociar tentam impor uma relação ganha-perde com o seu cliente, ou seja, uma relação onde um lado sai ganhando e o outro sai perdendo.


E o pior é que devido ao número alto de pessoas que fazem isso, muitos prospects nem querem conversar com vendedores pois já partem da premissa que irão perder alguma coisa.


Eu mesmo conheço negociadores profissionais que agem assim. Saem de uma reunião dizendo que venderam um produto/serviço por um valor mais alto do que ele realmente vale.


Esse é um erro muito grave.


Por mais que o cliente talvez não perceba na hora que "perdeu", em algum momento ele vai acabar notando o prejuízo que teve. 


Quando isso acontecer, ele ficará frustrado e decidido a nunca mais negociar com a pessoa ou com a empresa que ela representa. 


Pra piorar, existe uma chance muito grande dela sair falando mal do negociador e da empresa para todo mundo.


Então lembre-se sempre: Ao negociar, tente sempre estabelecer uma relação ganha-ganha com seu cliente. Assim, os dois lados ficarão satisfeitos e você estará evitando problemas futuros.


E aí, entendeu o que é negociação? Entendeu sua importância? Tem alguma dúvida, crítica ou elogio a ser feito? Deixe suas impressões nos comentários! 


Escrito por Henri de Paiva. Sócio da Lumière. 

#Negociação #Reunião #Vendas #GanhaGanha



8 passos para aumentar suas vendas de forma agressiva

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© Lumière. Criado com carinho.