O QUE É UMA CARTA DE APRESENTAÇÃO? CONHEÇA UM EXCELENTE MODELO!
  • Lu

O QUE É UMA CARTA DE APRESENTAÇÃO? CONHEÇA UM EXCELENTE MODELO!

"O cliente é o motivo pelo qual você vai trabalhar. Se ele for embora, você também vai." - David Haverford

O seu cliente quer se sentir especial.


Ponto.

E você tem que tratá-lo de modo que ele se sinta assim.

Isso não quer dizer que você deve ficar bajulando ele exageradamente, mas sim, que você deve tratá-lo com especial atenção e carinho, estando sempre disponível para ajudá-lo e colocando energia em tudo que faz para ele.

Acontece que essa "atenção especial" está nos detalhes...

Assim como muitas vezes o seu prospect fecha com você (ou com a concorrência) por causa de algo bem específico.

Pode ser que ele tenha se sentido especial com você...

Ou tenha achado que seu atendimento é mais personalizado...

Ou percebeu que você entrega tudo com mais qualidade...

Independente da resposta, o fato é que os detalhes fazem diferença. E um detalhe que você pode incluir no seu processo comercial (e que pode fazer MUITA diferença) é a Carta de Apresentação.

Bom, talvez agora você esteja se perguntando.

"Mas o que é uma carta de apresentação?"

Basicamente, é uma carta enviada por email para seus prospects em até cerca de 1h após o pedido de uma proposta. Ela deve ser datada e assinada pelo(a) presidente da empresa, devendo conter uma apresentação da organização e um agradecimento pela oportunidade que a empresa terá de apresentar uma proposta para o cliente.

"Ok, entendi. Mas qual é o objetivo dessa carta?"

O objetivo da Carta de Apresentação é mostrar resposta rápida, autoridade e profissionalismo para o prospect, colocando a empresa à disposição de quem solicitou a proposta.

"Certo, mas como ela deve ser?"

Ela deve ser rápida, simples e direta. Abaixo temos um exemplo que você pode copiar e utilizar na sua empresa:


"Dia XX de YYYYY de 20ZZ.

Olá, <FULANO>. Tudo bom?

Meu nome é <NOME> (link para meu linkedin) e sou o presidente da <EMPRESA>, empresa que atua na área de <NOMEDOSEGMENTO>.

Estou enviando essa carta para agradecer o seu contato. Quando criamos a <EMPRESA> não imaginávamos que em menos de <IDADEDAEMPRESA> teríamos atendido mais de <NUMERODECLIENTES> clientes, tendo <CLIENTECASE1>, <CLIENTECASE2> e <CLIENTECASE3> como alguns deles.

Ficamos muito felizes com o seu contato e esperamos que, em breve, você também faça parte dos nossos casos de sucesso.

Fique tranquilo que o nosso diagnóstico é gratuito e já temos um consultor trabalhando na construção da sua proposta. Ele entrará em contato com você em breve.

Em todo caso, se quiser falar com alguém da <EMPRESA> urgentemente, basta ligar para o <TELEFONEDAMEPRESA>. E se por algum motivo você quiser falar comigo, ligue para o <TELEFONEDOPRESIDENTE> que irei atendê-lo.

Espero que consigamos ajudá-lo. Tenha um excelente dia!

Saudações, <ASSINATURADOPRESIDENTE>"


Agora que você já viu um exemplo de carta de apresentação, vamos discutir alguns detalhes?


1) Resposta Rápida: Imagine que seu prospect entrou no seu site e no site do seu concorrente e pediu uma proposta por formulário para as 2 empresas. Após 1h, ele não recebe nada da empresa concorrente, mas recebe uma mensagem sua com essa carta. Quem você acha que sai na frente?

2) Autoridade: Ao mostrar dados como a idade da empresa, o número de clientes atendidos e as empresas relevantes que já te contrataram, você está mostrando para o cliente que é uma autoridade na vertente de trabalho da empresa. Afinal, sua organização possuí certo tempo de mercado, onde muitas outras organizações confiaram na sua, sendo algumas delas de grande relevância.

3) Profissionalismo: Ao enviar uma carta escrita pelo presidente (que na cabeça do prospect é a pessoa mais importante da empresa), sendo que ela possui informações relevantes e sinceras (você até colocou o link do LinkedIn do presidente pra provar que ele é uma pessoa de verdade), você certamente passará uma boa imagem para seu prospect. Isso sem contar que você está deixando claro para ele que quer torná-lo um case de sucesso seu.

4) Pessoalidade: Você está enviando uma carta datada, assinada pelo presidente, se colocando à disposição do prospect e ainda por cima dando o telefone pessoal do presidente para ele (fique tranquilo, pois poucas vezes os propects ligam). Acredito que o prospect se sentirá muito especial, não é mesmo?

5) Eliminação de Empecilhos: Muitas vezes, os propects têm medo de pagar por diagnósticos. Se você faz um diagnóstico gratuito antes de apresentar uma proposta, pode ser interessante deixar isso claro para o cliente.



Bom, basicamente é isso. Entenda que a Carta de Apresentação serve para que você aumente suas chances de conversão. Ao utilizá-la com inteligência, você estará cada vez mais próximo de receber um sim dos seus potenciais clientes!


E aí, curtiu o texto? Você já utilizar alguma carta de apresentação? Tem alguma dúvida, crítica ou elogio a ser feito? Deixe suas impressões nos comentários!


Escrito por Henri de Paiva. Sócio da Lumière.

#Carta #Apresentação #Conversão #Clientes



8 passos para aumentar suas vendas de forma agressiva

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© Lumière. Criado com carinho.