PÚBLICO-ALVO: O QUE É? PARA QUE SERVE? QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA?
  • Lu

PÚBLICO-ALVO: O QUE É? PARA QUE SERVE? QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA?

Atualizado: 27 de Ago de 2018

“Não posso lhe dar a fórmula do sucesso, mas a do fracasso é querer agradar a todo mundo.” - John F. Kennedy

Eu entendi melhor o que era público-alvo e qual era sua importância quando assisti uma palestra de uma empreendedora que vendia produtos de beleza.

"Quando comecei a vender meus produtos, o meu discurso era bem abrangente. Eu sempre falava que minhas maquiagens eram para qualquer mulher, independente da idade. Achava que assim venderia mais." - Dizia ela.

Só que as coisas não deram muito certo...

"Quando fui fazer meus anúncios no Facebook e no Instagram, acabei não criando muitos filtros. Resolvi anunciar para mulheres, entre 18 e 60 anos. Com isso, eu praticamente não obtive retorno nos meus primeiros investimentos em Ads. Então acabei procurando um curso sobre o assunto e logo de cara aprendi uma importante lição: Quando você tenta ter mais de um foco, na verdade você não está tendo foco nenhum."

Esclarecendo melhor para quem não entendeu, quando ela tentou focar tanto em um público mais jovem quanto em um público mais velho, ela deixou de ter foco.

E isso faz total sentido.


Afinal, se a ideia de focar em algo é ser mais específico, restringir, direcionar... Ser abrangente não vai funcionar.

"Depois do curso decidi refazer meus anúncios e repaginar minha comunicação. Então direcionei meus anúncios para mulheres, solteiras, entre 40 e 45 anos, com renda média mensal entre 2 e 4 salários mínimos. Além disso, comecei a dizer em minha comunicação que a ideia dos meus produtos era deixar essa mulher mais linda do que quando ela tinha 20 anos. Deu certo! E o produto nem precisou ser mudado. O que fez a diferença foi o fato de que a partir daquele momento eu tinha um alvo bem definido."

E é por isso que ter um público-alvo é importante.

Quando você tem um foco bem definido, você para de tentar abraçar o mundo e direciona seus esforços de marketing e vendas para um nicho menor e bem específico de pessoas. 

Fazer isso é inteligente, pois aumenta sua eficiência uma vez que o seu discurso está mais personalizado para aquele público. 

Dito isto, podemos definir público-alvo como um grupo específico de consumidores ou organizações que compartilham um perfil semelhante e por isso devem ser o foco das ações de marketing e vendas da sua empresa, uma vez que estão mais dispostos a adquirir os produtos ou serviços que ela oferece

Esse público pode ser definido a partir de alguns elementos, tais como:  • Gênero  • Idade  • Comportamento de compra  • Hábitos de consumo  • Classe social  • Dados demográficos  • Condição socioeconômica  • Preferências  • Entre outros 

Como já dito, caso opte por não definir seu público-alvo, você provavelmente será menos eficiente e acabará gastando muitos recursos de forma desnecessária. Isso provavelmente ocorrerá porque, sem um público-alvo para direcionar o discurso da sua marca, você terá apenas um discurso genérico que não chama a atenção de ninguém. 

Lembre-se que é a capacidade da sua empresa de dialogar com seu público que irá garantir a identificação dele com a sua marca.

Para que você possa entender como é um público-alvo de uma empresa, temos aqui dois exemplos:  • Mulheres, entre 25 e 28 anos, solteiras, graduadas em engenharia, com renda média mensal de R$5.000. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de esportes.  • Homens, entre 38 e 45 anos, casados, com filho(s), que tenham mestrado ou doutorado, com renda média mensal de R$15.000. Pretendem comprar uma casa nova e gostam de viagens.


E aí, entendeu o que é público-alvo? Já tem o seu público-alvo definido? Tem alguma dúvida, crítica ou elogio a ser feito? Deixe suas impressões nos comentários! 

Escrito por Henri de Paiva. Sócio da Lumière.

#PublicoAlvo #Foco #Segmento #Clientes


Dica Bônus!!!


Quer descobrir como aumentar suas vendas de forma agressiva?

Então baixe agora mesmo o ebook da Lu sobre os "8 Passos Para Aumentar Suas Vendas de Forma Agressiva"!

Ele é completo e gratuito!

Basta clicar aqui.

8 passos para aumentar suas vendas de forma agressiva

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© Lumière. Criado com carinho.