Venda Por Impulso: 6 Dicas Que Irão Aumentar Suas Vendas!
  • Lu

VENDA POR IMPULSO: 6 DICAS QUE IRÃO AUMENTAR SUAS VENDAS!

Atualizado: 27 de Ago de 2018

Quem nunca, ao sair às compras, sentiu-se atraído por uma promoção e acabou comprando algo que não tinha sido planejado que atire a primeira pedra!


Tal comportamento é denominado “compra por impulso” e tem sido tema de grande abordagem ultimamente. Isso decorre do fato de o Brasil possuir o maior índice de compra por impulso do mundo, sendo que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) 85% dos brasileiros afirmaram que realizam constantemente esse tipo de prática, demonstrando que o público jovem vem destacando-se sobre todas as faixas etárias, estando em primeiro colocado, com cerca de 52% do total dos entrevistados. Já em questão de setores, os itens de supermercado são os mais frequentemente adquiridos sem planejamento, seguidos das roupas, eletrônicos e alimentação em restaurantes.


O impulso do consumidor está atrelado ao prazer da realização instantânea da compra. Com isso, cabem às empresas, através do desenvolvimento de um plano estratégico, realçar e incentivar a vontade de comprar em seus consumidores.


A mesma estratégia pode ser aplicadas para empresas. Separamos 6 dicas que irão lhe ajudar a aumentar suas vendas.


1- Conheça seu cliente

Conhecer seu público-alvo é o começo para qualquer tipo de estratégia. Saiba quais são suas necessidades, seus interesses e seus encantamentos. A criação de personas é uma ótima opção para isso.


2- Chame-o para a ação!

Atraia seu cliente para perto da sua empresa, seja para a loja física ou para a virtual. Anuncie seus produtos e serviços pelos canais que seus clientes mais se identifiquem, pois 49% dos brasileiros afirmam que propagandas e anúncios os mantêm informados e motivam compras que não foram planejadas anteriormente. E lembrem-se, promoções e formas de pagamento diferenciadas são ótimos chamariscos afinal, segundo o estudo realizado pelo SPC, um terço das compras parceladas assumidas pelos consumidores brasileiros corresponde a compras impulsivas.


3- Analise o espaço de sua loja

O espaço de sua loja pode ser dividido em zonas de duas naturezas, as zonas quentes e as zonas frias. As zonas frias são caracterizadas por terem baixa circulação de pessoas, dado a sua pouca dinamização. Com isso, pessoas só se deslocam para ela se possuírem alguma motivação. Já as zonas quentes, são aquelas que possuem grande circulação de clientes e, consequentemente, ganham mais atenção e podem influenciar muito na decisão de compra do consumidor. Então, busque conhecer e analisar cada “pedaço” da sua loja!


4- O produto certo, no local certo.

As zonas frias, geralmente são ambientes de má iluminação, longe da entrada, cantos, e no caso de um ambiente virtual, são aqueles espaços de difícil acesso e de pouca visibilidade. Uma boa opção é deslocar para as zonas frias produtos que sejam de extrema necessidade para os clientes (produtos primários, no caso dos supermercados).


Já as zonas quentes, são os locais propícios para a compra por impulso. Alguns exemplos são entradas de lojas, topo de gôndolas, pontos perto dos caixas, locais bem iluminados, zonas de promoções, entre outros. Nesses espaços, produtos promocionais, de baixo valor unitário e produtos que estão na moda são ótimas escolhas.


5- Agrade um pouco mais!

Oferecer desconto na compra de outra unidade do produto ou de um produto diferente, presentear com brindes, criar um cartão fidelidade são ações que irão auxiliar a incentivar a compra por impulso, mas também, a fidelizar seus clientes. Até porque cliente bem atendido, sempre volta!


6- Esteja sempre em movimento!

Esteja sempre alerta às mudanças do mercado e dos gostos dos consumidores. Faça o processo de criação de personas, analise o espaço de loja, promoções e agrados aos clientes algo constante em sua rotina empreendedora. E nunca hesite em buscar conhecimento, mudar suas estratégias e inovar.


RESUMINDO

1- Conheça seu cliente

2- Chame-o para a ação!

3- Analise o espaço da sua loja

4- O produto certo, no local certo

5- Agrade um pouco mais!

6- Esteja sempre em movimento!


E por fim, lembre-se desse sábio conselho do filósofo grego Aristóteles: “Em primeiro lugar, tenha um ideal prático e definitivo; uma meta, um objetivo. Em segundo lugar, disponha dos meios necessários para atingir os seus fins; sabedoria, dinheiro, materiais e métodos. Em terceiro lugar, ajuste todos os seus meios para esse fim”.

“Ótimas vendas, estamos sempre a sua disposição. “
Gustavo Dick Masson, Ação Júnior.

#Vendas #Cliente #Ação #Produto #Serviço #Faturamento


Dica Bônus!!!


Quer descobrir como aumentar suas vendas de forma agressiva?


Então baixe agora mesmo o ebook da Lu sobre os "8 Passos Para Aumentar Suas Vendas de Forma Agressiva"!


Ele é completo e gratuito!


Basta clicar aqui.

8 passos para aumentar suas vendas de forma agressiva

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© Lumière. Criado com carinho.